O melhor do turismo em um só lugar!

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Turismo10

LOCAÇÃO DE VEÍCULOS

1/3

Dúvidas Frequentes:

O que é uma diária para locação de carro?

A diária do aluguel de carro vale por 24 horas, ou seja, se alugar um veículo às 15h da terça-feira terá direito de permanecer com ele até as 15h da quarta-feira. A tolerância para a entrega do automóvel é de 29 minutos. Após isso, uma nova diária será cobrada.

Esqueci um documento! Posso dirigir assim mesmo?

Não, as locadoras não permitem a retirada do veículo sem a apresentação da habilitação brasileira válida e cartão de crédito em nome do condutor para bloqueio caução. 
O cartão deve ser das bandeiras Visa, Mastercard ou American Express e emitido por bancos.

Tenho que devolver o veículo com tanque de combustível cheio?

Não. O veículo deve ser devolvido com aproximadamente a mesma quantidade de combustível daquela que estava presente na ocasião da retirada do carro.

O que acontece se eu não devolver o veículo com a mesma quantidade aproximada de combustível presente na ocasião da retirada?

Caso o veículo seja devolvido com uma quantidade inferior, será cobrado um custo adicional pela falta do combustível e uma taxa extra de serviço. Estes valores são calculados no momento da devolução do automóvel.

É possível reservar um determinado modelo de carro?

Não. A locação de um modelo específico está sujeita à disponibilidade. No ato da reserva as locadoras apenas confirmam a categoria do veículo desejado, nunca um modelo específico.

Qualquer pessoa pode dirigir veículo alugado?

Não. Somente estão autorizados a dirigir um veículo alugado o titular da locação e os motoristas adicionais indicados por ele, cujos nomes devem constar no Contrato de Locação. Todo motorista adicional deve apresentar a mesma documentação exigida ao titular, ou seja, carteira de habilitação e cartão de crédito (que deve ser internacional nas locações realizadas no exterior).

Quantos motoristas adicionais posso incluir na locação?

Os contratos permitem incluir mais de um motorista em cada locação. Porém, o limite tolerado varia de acordo com as condições de cada locadora. Normalmente este número é igual à capacidade de passageiros do veículo alugado. Verifique esta informação no ato da reserva.

Como são os processos de retirada e devolução do veículo?

Os veículos devem ser retirados e entregues nas localidades escolhidas no ato da reserva. É possível devolver o automóvel em um lugar diferente de onde foi retirado (one-way), mas é necessário informar a Turismo10 sobre essa intenção antes da assinatura do contrato. Dependendo do destino e da locadora, uma taxa adicional poderá ser cobrada para que o one-way seja autorizado.

Qual o tempo de duração das reservas?

As reservas são garantidas até uma hora depois do horário previsto para a retirada do veículo. Caso o contratante não vá buscar o automóvel dentro deste prazo, ela será automaticamente cancelada (no-show). Somente aquelas atreladas a voos, ou seja, com chances de atraso na chegada ao destino, serão mantidas mesmo após o período de tolerância de uma hora e até mesmo depois do horário de funcionamento da loja em que o carro deverá ser entregue ao contratante do serviço. Porém, se o veículo não for retirado, estará sujeito às condições de cancelamento do Contrato de Locação.

Quanto tempo de carteira de habilitação devo ter para alugar um carro?

Para a maioria dos destinos é necessário ter no mínimo dois anos de habilitação definitiva. No ato da reserva é preciso apresentar a Carteira Nacional de Habilitação original. Países europeus exigem também a Carteira de Habilitação Internacional.

Como faço para tirar a carteira de habilitação internacional?

Procure o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado ou o Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de sua cidade para pesquisar os endereços autorizados a emitir a Carteira Internacional de Habilitação. Será necessário preencher um formulário e pagar uma taxa que varia de acordo com cada região. Os documentos necessários são duas fotos 3x4 iguais e recentes, cópia autenticada do RG, Carteira Nacional de Habilitação original e comprovante de residência. A Carteira Internacional de Habilitação é válida apenas por um ano e não pode ser renovada, ou seja, após seu vencimento será necessário repetir todo o procedimento. O tempo médio de espera até a emissão da carteira internacional é de uma semana.

Preciso cancelar uma reserva. Tenho que pagar alguma taxa por isso?

Em alguns casos o cancelamento é gratuito desde que seja feito com pelo menos 72 horas de antecedência. Algumas categorias exigem pagamento de multa nos casos de desistência. Consulte a Turismo10 sobre o tema no ato da reserva.

Percebi que o carro esta riscado no momento da retirada. Tenho que pagar por isso?

Antes do veículo ser retirado da loja é feito um controle de qualidade e uma conferência de qualquer tipo de avaria pré-existente. Neste documento deve constar todos os problemas encontrados, interna e externamente. Qualquer dano verificado no momento da entrega do carro que não tenha sido citado neste formulário será considerado de responsabilidade do contratante. Neste caso, cabe a ele pagar pelo conserto do automóvel de acordo com as coberturas que constarem no Contrato de Locação.

Roubaram o carro que eu aluguei. O que eu faço?

Em caso de acidente, furto ou danos ao veículo, é necessário realizar um B.O. (Boletim de Ocorrência), contatar um agente da locadora até 24 horas após a ocorrência e preencher o Relatório de Acidentes. Somente com a apresentação destes dois documentos o contratante terá direito à cobertura prevista em contrato.